sexta-feira, 27 de junho de 2008

Brigada especial... para prevenção de incêncios florestais

O Governo Aragonês possui uma manada de 68 burros que comem e limpam os matos que crescem nos corta-fogos. Estão baseados em Pardina de Fanlo (Sabiñánigo), de onde são transportados para diferentes locais.
O serviço de extinção de incêndios do Governo Aragonês aumentou o seu dispositivo. Possui uma nova equipa muito especial. Trata-se de um manada de 68 burros, que têm a sua base em Pardina de Fanlo (Sabiñánigo), e que o Governo Aragonês utiliza para limpar os corta-fogos pertencentes à Comunidade Autónoma.

No ano em curso foram limpos 20 Quilómetros com a utilização deste método. A ideia é aumentar o número das manadas. Com este pioneiro plano, “ em que usamos os animais como se fossem uma equipa”, explica o chefe do Serviço, estima-se que poderão limpar 300 Quilómetros de corta-fogos por ano, dos 2000 que a Comunidade Autónoma possui actualmente. A ideia é criar mais 1000 corta-fogos nos próximos anos. Actualmente o método utilizado na abertura de corta-fogos consiste em abrir um caminho com 5 metros de largura, fazer um desbaste no arvoredo ao longo de 25 metros para cada lado, onde se cortam duas de três árvores, mais 25 metros nos extremos onde se abatem duas de cada três árvores, este método é menos agressivo visualmente.

Fonte: Enredados

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Revista da IUCN procura informações sobre conservação

A Revista World Conservation da UICN dará destaque a 60 casos de todo o mundo que sejam bons exemplos de como fazer conservação. Quem estiver interessado em propor alguma iniciativa realizada, ou que se esteja a realizar, e que se inclua nas categorias abaixo mencionadas por favor enviar a informação a Ane Knee: anna.knee@iucn.org.


As categorias são: Ciência, Actividades comerciais, Política, Pessoas, Tecnologia, Conhecimento/Aprendizagem, Comunicação, Sociedade Civil, Eventos, Publicações e Reportagens.

Fonte: Daniel Paz

Campanha de prevenção de caça furtiva do Corpo de Agentes Medioambientales

Durante as últimas semanas realizou-se um programa especial de operações contra a caça furtiva por parte dos Agentes Medioambientales em distintos pontos da Região de Murcia. Foram feitos diversos controlos volantes em estradas florestais, tendo resultado em vários autos de contra-ordenação e apreensões. A mais recente acção resultou na apreensão de dois rifles a caçadores de Alicante que caçavam durante a noite, recorrendo à utilização de focos para efectuar este tipo de caça ilegal, esta operação foi realizada de madrugada por patrulhas de Agentes Medioambientales de Mula e Alhama.

Fonte: Guarda Bosques

sábado, 14 de junho de 2008

Aos Vigilantes da Natureza: Textos e Fotografias precisam-se... !!



O site dos Vigilantes da Natureza necessita da vossa ajuda!


Enviem notícias e fotografias das actividades que realizam. É importante dar a conhecer a nossa profissão e a nossa dedicação à conservação da Natureza.

Enviem os vossos trabalhos para: vigilantesnatureza@gmail.com

domingo, 1 de junho de 2008

Espanha prepara combate a incêndios florestais

Existirá um reforço nos meios aéreos, passando de 69 para 71, estarão disponíveis 14 aviões anfíbios com capacidade de carga de 5500 litros, 8 helicópteros que transportam 4500 litros, 9 aviões com capacidade de 3100 litros, seis aviões anfíbios de 3100 litros, 4 aviões de coordenação e observação, 10 Brigadas de Reforço aos Incêndios Florestais, com 516 profissionais distribuídos por todo o território. Para o seu transporte e apoio operacional estão disponíveis 19 helicópteros. Nove destas Brigadas estão equipadas com dois helicópteros de turbina dupla, que transportam dez elementos e com capacidade para 1500 litros, integram estas Brigadas, três grupos de dezassete elementos especializados em extinção de incêndios. Existem também Unidades Móveis de Meteorologia e Transmissões, constituídas por veículos de todo-o-terreno, dotados de uma estação meteorológica automática, equipa de comunicações rádio em banda aérea e terrestre e unidade de recepção de imagens.


Irão realizar-se seguimentos de meios através de satélite, o que permitirá a transmissão de instruções em função da situação dos incêndios florestais activos a cada momento.

O Conselho de Ministros aprovou o financiamento de 25,131 milhões de Euros a distribuir pelas Comunidades Autónomas para prevenção de incêndios. Estes valores destinam-se à vigilância, ao aumento da infra-estrutura preventiva, a actividades de silvicultura e limpeza da floresta.

Fonte: Enredados

APGVN assina acordo de pareceria com o Hotel Estrela da Idanha

Após a realização do I Congresso Ibérico de Vigilantes da Natureza, Agentes Forestales y Medioambientales, que decorreu nos dias 1 a 4 de Maio na vila de Idanha-a-Nova, foi assinado um acordo de parceria entre a APGVN e o Hotel Estrela da Idanha www.estreladaidanha.pt
Este protocolo oferece condições vantajosas de hospedagem, para os sócios da APGVN e seus familiares directos, nomeadamente desconto de 10% em todos os serviços prestados por aquela unidade hoteleira. Em troca a APGVN fará a divulgação daquela unidade hoteleira no seu site.

Para usufruir deste benefício, basta que o Vigilante se identifique através do seu cartão de sócio da APGVN.
http://www.estreladaidanha.pt/

Park Ranger (Vigilante da Natureza) assassinado!

Na República Democrática do Congo, mataram mais um companheiro!


No dia 26 de Maio de 2008 foi assassinado Buzara Habimana, Park Ranger do Parque Nacional Virunga. Durante uma patrulha, doze Park Ranger’s caíram numa emboscada efectuada por 80 guerrilheiros do grupo “May May” que estavam a caçar furtivamente. O Park Ranger Buzara Habimana foi ferido numa perna o que provocou a sua captura, tendo sido torturado até à morte.

Fonte: Jogobo Mirindi

IV Curso de Guarda-Parques - Amapá, Brasil - 14 de setembro a 3 de outubro de 2008

Em Amapá, no Brasil irá realizar-se o IV Curso de Guarda-Parques, de 14 de Setembro a 3 de Outubro de 2008. Os participantes seleccionados terão os custos de alimentação, hospedagem, material didáctico e transporte para as actividades práticas cobertos pela organização do evento. Os custos de transporte até o local do curso e retorno ficarão por conta dos participantes ou das instituições parceiras. Com uma carga horária de 160 horas, o curso será realizado das 08:00h às 12:00h, com intervalo para almoço, e das 14:00h às 18:00h. Os participantes que completarem com sucesso o Curso, receberão um Certificado, equivalente ao título de "Guarda-Parque noviço", em concordância com o definido pela Internacional Ranger Federation (IRF).


Para obter mais informações contactar com:

ACT Brasil. Av. Procopio Rola 1495, Santa Rita. Telefone 3225 1341, gtguardaparques@googlegroups.com

LABOT - UNIFAP Bloco F, sala 03 Telefone 33121775 labot@unifap.br

IBAMA-ICMBio Nucleo de Unidades de Conservação Rua Hamilton Silva 1570, Santa Rita, Telefone 2101 9016



Fonte: Marcelo Segalerba

Catorze novas espécies descobertas no Brasil!








Catorze novas espécies foram descobertas no Brasil. Uma expedição composta por cientistas da Conservation International (CI) e de Universidades Brasileiras descobriram 14 novas espécies consideradas novas para a ciência (oito peixes, três repteis, um anfíbio, um mamífero e uma ave) na área circundante da Estação Ecológica da Serra de Tocantins. A distribuição geográfica de algumas das espécies registadas está restringida à área da Estação Ecológica, a sua sobrevivência depende a boa gestão da área protegida e do território envolvente. http://www.physorg.com/news128684854.html

Fonte: Daniel Paz