segunda-feira, 30 de julho de 2018

DIA MUNDIAL DO VIGILANTE DA NATUREZA 31 DE JULHO DE 2018



DIA MUNDIAL DO VIGILANTE DA NATUREZA (PARK RANGER) 31 DE JULHO DE 2018
Por todo o planeta, desde as savanas de África até à Amazónia, das florestas tropicais da Ásia até aos remotos desertos Australianos, das planícies e montanhas da Europa até ao Médio Oriente, os Vigilantes da Natureza desempenham a sua valorosa função de guardiões da Terra. Estes corajosos e empenhados conservacionistas têm a árdua tarefa, cada vez mais difícil e perigosa, de proteger os lugares selvagens, a sua fauna e flora. Inúmeras vezes ariscam e perdem a sua vida no cumprimento do dever, em média, em cada três dias um dos nossos companheiros é assassinado por caçadores furtivos, madeireiros sem escrúpulos e por grupos de malfeitores que se dedicam ao trafico de animais e plantas.
Neste dia especial recordamos todos os companheiros que sacrificaram a sua vida na defesa da Natureza e celebramos com todos aqueles que continuam o seu valioso trabalho.
Reconhecer o trabalho dos Vigilantes da Natureza é uma prova de respeito pela Natureza

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Vigilantes da Natureza realizam ação de fiscalização à atividade cinegética



Os Vigilantes da Natureza a desempenhar funções no ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas do Departamento Norte, efetuaram uma ação de fiscalização concertada à atividade cinegética com a objetivo de evitar e prevenir a caça furtiva no Parque Natural de Montesinho.

A ação desenrolou-se durante a noite e madrugada de domingo, na Zona Nacional de Caça da Lombada, em Bragança, tendo sido detido um indivíduo suspeito da prática de caça ilegal a animais de grande porte (caça grossa).



O efetivo que realizou a ação de fiscalização foi constituído por 12 Vigilantes da Natureza, com o apoio de 3 militares da GNR.



O Corpo Nacional de Vigilantes da Natureza através de patrulhamentos constantes previne e evita muitos atentados ao meio ambiente e à conservação da natureza.



APGVN

domingo, 1 de julho de 2018

Reunião de trabalho em defesa da carreira especial



Realizou-se hoje, dia 30 de junho de 2018, em Lisboa uma reunião promovida pela Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas e da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais



Estiveram presentes Vigilantes da Natureza da Região Autónoma dos Açores, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas e da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, tendo produzido uma proposta de revisão da carreira de Vigilante da Natureza.



A proposta está agora a ser ultimada com os pormenores em falta e a ser verificada juridicamente.



Em breve a proposta será divulgada por todos os Vigilantes da Natureza.



Agradecemos a todos os presentes os valorosos contributos que enriqueceram a proposta e uma sentida e reconhecida homenagem pelo sacrifício pessoal e financeiro que fizeram para estarem presentes.



Fotos: Catarina Simão



APGVN