“Os peixes estão a aparecer naquela albufeira há mais de uma semana doentes e outros mortos”, disse o major Carlos Belchior, do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).
À partida, segundo o major Carlos Belchior, não há indicações que levem a afirmar que existe algum perigo para a saúde pública.
De acordo com a mesma fonte, a água da barragem encontra-se em “boas condições”, e a mortandade registada cinge-se, unicamente, àquela espécie. “Estão a ser feitas várias análises aos peixes, mas os resultados ainda não são conhecidos”, disse.
Os pescadores que frequentam a barragem de Montargil têm sido avisados pelos agentes do SEPNA que patrulham o local, no sentido de não consumirem aquela espécie de peixe por “precaução”.
Ao longo dos últimos dias, a barragem de Montargil tem recebido, em número superior, a visita de cegonhas e garças, aves que se alimentam desta espécie, mas não há mortes a registar pela ingestão deste alimento.
A espécie Ablete é muito frequente em grande parte da Europa. Este peixe alimenta-se, principalmente, de larvas e insectos que vão caindo na água, de detritos vegetais e também de pequenos moluscos e algas.
Fonte: LUSA
0 comentários:
Enviar um comentário