quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Incêndios até Setembro queimaram 3000 hectares de área protegida


    De 1 de Janeiro a 12 de Setembro deste ano deflagraram 273 incêndios dentro da Rede Nacional de Áreas Protegidas, queimando um total de 3085 hectares, de acordo com os dados provisórios divulgados pelo ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade).
Nos meses de Julho, Agosto e Setembro (até ao dia 12) arderam 971 hectares, resultantes de 178 ocorrências. Em igual período do ano passado arderam 16.290 hectares, resultantes de 263 incêndios. Este ano, "os incêndios florestais ocorridos nos meses de Fevereiro, Março e Abril contribuíram de forma mais significativa do que no ano anterior, para área total ardida", segundo o instituto.

De acordo com o relatório do ICNB sobre incêndios rurais/florestais na Rede Nacional de Áreas Protegidas em 2010 arderam 18.426 hectares, num total de 368 ocorrências.

No final de Agosto, o Parque Nacional da Peneda-Gerês e os Parques Naturais da Serra da Estrela, Serra de São Mamede e Serras de Aire e Candeeiros receberam cinco viaturas de primeira intervenção contra incêndios.

Ontem, a Autoridade Florestal Nacional revelou que os incêndios florestais consumiram este ano cerca de 37 mil hectares em todo o país, menos 70 por cento do que em igual período de 2010.

Fonte: Helena Geraldes/Público
Foto: Francisco Correia

0 comentários:

Enviar um comentário