Esta semana, um grupo de ambientalistas observou pela primeira vez um grupo de jovens gorilas a desativar armadilhas colocadas no terreno por caçadores furtivos.
Esta semana, os ambientalistas do Dian Fossey Gorilla Fund observaram pela primeira vez um par de jovens gorilas a destruir armadilhas de madeira colocadas por caçadores furtivos com o intuito de os apanhar. Alguns dias antes um gorila tinha sido morto por uma armadilha semelhante nas proximidades, o que poderá ter familiarizado os jovens gorilas com estes dispositivos.
“Sabíamos que os gorilas o faziam mas todos os casos relatados no passado foram realizados por gorilas machos adultos, especialmente os de dorso prateado. Hoje, dois juvenis e um macho de dorso preto do grupo Kuryama trabalharam juntos para desativar duas armadilhas. Como o fizeram, demonstra uma impressionante habilidade cognitiva”, referiu Veronica Vecellio, diretora do programa do fundo.
No blogue do Dian Fossey Gorilla Fund está relatado o evento. John Ndayambaje, coordenador de dados de campo, relatou que viu uma armadilha muito próximo do grupo. Uma vez que os gorilas estavam a mover-se nessa direção, decidiu desativá-la. O gorila de dorso prateado Vuba deu o alerta. Os jovens Dukore e Rwema juntamente com o macho de dorso preto Tetero correram na direção da armadilha e, juntos, puxaram o ramo utilizado para segurar a corda. Viram outra armadilha próximo e rapidamente destruíram o segundo ramo e puxaram a corda do chão.
John e a sua equipa já desativaram várias armadilhas na zona mas a caça dos gorilas está longe de ser vencida. No entanto, devido à maior consciencialização da necessidade de proteger os gorilas-de-montanha do Ruanda, a sua população aumentou 17% nos últimos 15 anos. Pelos vistos, não são só os humanos a contribuir para este resultado.
Fonte: www.treehugger.com/Isabel Palma/Naturlink
0 comentários:
Enviar um comentário