terça-feira, 5 de novembro de 2013

Encerrados serviços da Reserva Natural do Paul do Boquilobo na Golegã


Vigilantes da Natureza passam a estar domiciliados no Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios
Os serviços de apoio à Reserva do Paul do Boquilobo passaram a funcionar no Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, no Bairro, concelho de Ourém. Até 1 de Setembro os serviços administrativos e o apoio aos Vigilantes da Natureza funcionavam numa sala cedida pela Câmara da Golegã no edifício Equuspolis. Os Vigilantes da Natureza passam a estar concentrados também na localidade de Bairro. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) afirmou a O MIRANTE que as razões incidem na “gestão de recursos humanos e de segurança”.
“Não está em causa o encerramento da área protegida, mas apenas uma mudança de instalações de um serviço de apoio administrativo”, clarificou o ICNF, garantindo que os técnicos superiores e os Vigilantes da Natureza que garantem a gestão, monitorização e fiscalização desta área protegida continuarão a desempenhar as suas tarefas com a mesma regularidade.
Contactado por O MIRANTE, o presidente da Câmara da Golegã, Veiga Maltez, lamenta o sucedido, mas respeita a decisão. “A Golegã só tinha a beneficiar com a existência de um ponto de atendimento e de informação da Reserva Natural do Paul do Boquilobo, que se pretendia que fosse uma porta de entrada e interesse nas vertentes turística e cultural para os visitantes”, afirmou.
A autarquia foi informada desta decisão no dia 28 de Agosto, através de uma carta assinada pela directora do ICNF de Lisboa e Vale do Tejo, Maria Jesus Fernandes, onde é argumentado que a decisão recai na “reorganização e racionalização do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e designadamente do Departamento de Conservação da Natureza de Lisboa e Vale do Tejo”, lê-se.
O presidente da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN), Francisco Correia, confirmou a O MIRANTE que os cinco vigilantes responsáveis pela área desta reserva natural foram notificados para no dia 1 de Setembro se apresentarem junto ao Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios.
A Reserva Natural do Paul do Boquilobo fica situada nas margens do rio Almonda, afluente do Tejo, e pertence à rede de Reservas da Biosfera da Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Que considerou como uma das três centenas de reservas no mundo representativas dos principais ecossistemas da Biosfera. O Paul do Boquilobo evidencia-se ainda por albergar um dos maiores garçais da Península Ibérica.
Fonte: O MIRANTE

0 comentários:

Enviar um comentário